Praticamente todos os dias, o Google atualiza os seus algoritmos com o intuito de melhorar os resultados de pesquisa.
Muitas delas não são perceptíveis, mas nos ajudam na hora de criar os melhores conteúdos para web.
O grande objetivo dessas alterações é firmar sua capacidade de mostrar produções relevantes e confiáveis aos usuários da plataforma.
Nesta semana, por exemplo, algumas atualizações vieram seguidas de dicas valiosas para quem cria conteúdo na internet.
Através do seu blog, sob o formato de perguntas, o Google deu uma lista de orientações que devemos fazer sempre que quisermos validar as nossas criações de acordo com um SEO responsivo.
São 20 questionamentos que nos ajudarão a avaliar a qualidade e a relevância do nosso conteúdo ao mecanismo de busca mais usado no mundo.
Eles foram divididos em quatro categorias. Confira, a seguir, a lista completa:
Perguntas sobre o conteúdo e a qualidade
- O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
- Ele inclui uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto?
- O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
- Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade ao material?
- O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
- Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?
- Esse é o tipo de página que você adicionaria aos favoritos, compartilharia com um amigo ou recomendaria a alguém?
- Você esperaria ver esse conteúdo em uma revista, enciclopédia ou livro impresso?
Perguntas sobre o nível de especialização
- O conteúdo apresenta as informações de maneira confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?
- Se você fizesse uma pesquisa sobre o site que produz o conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?
- O material é escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tema?
- O conteúdo tem erros factuais que podem ser facilmente verificados?
- Você confiaria neste conteúdo quanto a questões relacionadas às suas finanças ou sua vida?
Perguntas sobre apresentação e produção
- Há problemas de ortografia ou estilo?
- O conteúdo foi bem produzido ou parece ter sido feito às pressas ou com pouco cuidado?
- O conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores? Ele está espalhado por uma grande rede de sites? Esses fatores costumam fazer com que a produção de páginas e sites específicos seja menos cuidadosa.
- A página tem uma quantidade excessiva de anúncios que distraem o usuário ou interferem no conteúdo principal?
- O material é exibido corretamente em dispositivos móveis?
Perguntas comparativas
- O conteúdo oferece um valor significativo quando comparado a outras páginas nos resultados da pesquisa?
- O conteúdo atende aos interesses dos visitantes do site, ou parece que o material só foi feito com o objetivo de melhorar a classificação da página nos mecanismos de pesquisa?
E aí, o que achou das perguntas do Google sobre SEO?
Para que você tenha uma maior noção sobre a validação de um bom site para SEO.
Bom, agora só nos resta fazer uma profunda avaliação de tudo o que produzimos para a internet, não é mesmo?
Aproveita que está por aqui e me conta quais são as ações de SEO que você faz para melhorar o seu site.
Post de:
Tiago Mascarenhas
Estudante de Jornalismo, redator e apaixonado pela cultura Pop.
Digitaliza Negócios