As novidades e diversas opções de formatos de postagem fizeram com que o Instagram alçasse voo e conseguisse atingir a marca de um bilhão de usuários ativos mensais! Foi assim que a rede social se tornou prioridade no planejamento de marketing digital de muitas empresas.
Falando em marketing digital, o Instagram parte da premissa que, para ser lembrado é preciso ser visto. Dessa forma, disponibiliza uma série de recursos para que todos os usuários, mas sobretudo as empresas, possam usá-lo como um aliado no reconhecimento e fortalecimento de suas marcas.
Neste artigo, vamos listar cinco dicas práticas para turbinar o perfil de sua empresa no Instagram e obter muito mais oportunidades de negócios!
Instagram para empresas
As principais redes sociais possuem perfis diferenciados para empresas. Isto significa que a rede oferece insights, gráficos e a comercialização de anúncios para as empresas, o que não acontece com os perfis pessoais.
Dentre as informações que o Instagram para empresas disponibiliza, é possível verificar o melhor momento para fazer as suas postagens: o gráfico da plataforma indica os dias e os horários em que há maior movimento em seu perfil.
Além disso, o Instagram é capaz de mapear o perfil do público que curte e interage o seu perfil. É possível colher dados sobre a porcentagem de homens e mulheres, bem como a faixa etária de maior alcance e a região do país e do mundo em que seus posts são mais vistos.
Os insights oferecem, também, a possibilidade de analisar o desempenho do perfil por diferentes períodos de tempo e levando em conta diferentes fatores: impressões, número de curtidas, engajamento e alcance.
Com tantos dados disponíveis, o planejamento do marketing digital nesta rede social se tornou uma ferramenta valiosa, pois com base nos dados fornecidos é possível segmentar seu público-alvo de forma bastante precisa e direcionar seus anúncios para que alcancem o maior número possível de clientes em potencial.
O que devo saber antes de postar?
Se você observar o perfil do Instagram das suas marcas preferidas constatará que todas levam suas postagens muito a sério. Por isso, a primeira dica é não sair postando qualquer coisa só porque criou um perfil comercial na rede social.
Para garantir que as postagens de sua empresa tragam os resultados esperados, ou seja, vender mais, é preciso configurar seu perfil de negócios no Instagram.
Por default, um perfil do Instagram que acabou de ser criado está configurado como perfil pessoal. Portanto, a primeira providência a ser tomada é mudar a configuração para perfil comercial.
Após a mudança, siga estes passos
- Escolha um nome de usuário que seja rapidamente reconhecido por seu público e seus clientes em potencial. Por exemplo: @Oitchaubr em vez um nome aleatório como @_XYZ21_. Embora seja algo óbvio, muitas empresas cometem este erro.
- Preencha sua bio com um resumo interessante do que sua empresa faz. Evite jargões de vendedores. Por exemplo: “Uma maneira fácil e prática de controlar o registro de ponto de seus colaboradores” em vez de “Ligue agora e solicite um orçamento”.
- Coloque suas informações de contato. O Instagram possui um campo “site”, porém muitas empresas não atualizam seus sites porque utilizam outros meios de contato, como as redes sociais. Se este for o seu caso, deixe o campo em branco ou coloque o link de sua página do Facebook, por exemplo.
- O perfil de sua empresa deve estar em modo público. Se deixá-lo como privado, os visitantes que chegam até Instagram não conseguirão ver suas postagens e é bem provável que percam o interesse em conhecer mais sobre seus produtos.
Pronto! Agora que o perfil está configurado, vamos às dicas!
5 dicas práticas para o Instagram para empresas
1. Planeje o que postar
Como mencionamos anteriormente, iniciar as postagens de sua marca sem um planejamento pode trazer mais malefícios do que vantagens. Por esse motivo, reserve um dia para fazer o planejamento mensal de seu perfil, como conteúdo das publicações, estilo de edição, linguagem, quantidade e periodicidade. Utilize os dados fornecidos pelo próprio Instagram para isso. A organização conta muitos pontos!
2. Perfil alinhado com a empresais
Seu perfil deve remeter à identidade visual de sua empresa (e cultura organizacional): as artes devem ter a mesma paleta de cores e a mesma fonte, por exemplo. Mais uma vez, aqui vale a dica de visitar e observar minuciosamente os perfis das outras marcas, principalmente as mais conhecidas.
Outro fator importante na organização é manter sempre um mesmo padrão para todas as postagens. Evite usar os filtros do Instagram.
3. Preocupe-se com qualidade
As fotos que serão postadas precisam ser de alta qualidade. Nada de fotos escuras e fora de foco. Uma boa dica é não postar fotos parecidas; variar as fotos deixa o perfil mais dinâmico.
O mesmo vale para os vídeos. Quando for gravar algo ou selecionar algum vídeo para postar no Instagram, atente-se aos seguintes detalhes:
- Os vídeos do feed podem ter a duração de até um minuto. Se o vídeo postado for maior, ele será cortado.
- Quando for gravar um vídeo para ser postado no feed do Instagram, certifique-se de gravá-lo na horizontal. Para os stories, a melhor orientação é a vertical. Se for gravar um vídeo curto, vale a pena fazê-lo nos dois formatos: um para o feed e outro para o stories.
- Uma maneira de garantir a estabilidade da gravação é usar um suporte, como um tripé) ou um pau de selfie.
- Atente-se ao áudio do que está sendo falado e do ambiente.
4. Frequência de postagem
No início deste artigo, afirmamos que o Instagram parte da premissa de quem é visto, é lembrado. Sendo assim, é preciso manter certa frequência nas postagens em seu feed.
O recomendável é que seja feita uma postagem em feed e um stories todos os dias. Algumas marcas postam uma vez em seu feed e diversas vezes ao dia nos stories, pois já está provado que os stories trazem muito mais audiência do que o feed.
Tanto a falta como o excesso de postagens podem ser prejudiciais. Portanto, evite ultrapassar duas postagens no feed por dia.
5. Formatos de postagens
O Instagram permite a postagens de fotos, vídeos e gifs. É possível, também, mesclar fotos e vídeos em uma mesma postagem utilizando a função álbum.
Cuidado para não deixar o seu feed desorganizado com tantos formatos. Você pode utilizar todos, mas sempre com critério e bom senso.
Dica bônus: hashtags
O sistema de busca do Instagram usa hashtags (#) e, por esse motivo, é importante utilizá-las em suas postagens. Veja abaixo alguns pontos de atenção sobre as hashtags.
- A quantidade máxima possível de hashtags em uma postagem é 30. Caso a postagem tenha mais de 30, a foto ou vídeo serão postados, mas a legenda sairá em branco. Se isto acontecer, clique em editar e escreva novamente, atentando-se ao número de hashtags.
- Não é porque a quantidade máxima de hashtags é 30 que é preciso utilizar todas elas. O recomendável é utilizar uma média de 10 hashtags.
- Use apenas as hashtags que têm a ver com sua empresa, produto e público. Evite utilizar hashtags genéricas. OBS: as hashtags que contêm “insta”, como “instalove”, “instadog”, “instafood”, etc., são bloqueadas pelo instagram e os posts em que aparecem não podem ser impulsionados. Portanto, evite usá-las.
- Se não quiser colocar as hashtags na legenda do post, coloque-as no primeiro comentário da publicação. Sua postagem ficará menos poluída.
As boas práticas do Instagram
Toda rede social para negócios tem o mesmo objetivo: promover a aproximação entre empresa e público-alvo. Se sua empresa está presente no Instagram deve adotar as boas práticas da rede. Confira!
- Responder comentários e mensagens diretas sempre com cordialidade e oferecendo ajuda ou soluções aos problemas.
- Evite “bater boca” com usuários, mesmo com críticas aos seus produtos. Faça tudo o que puder para ajudá-lo.
- Não use o perfil comercial como perfil pessoal. No Instagram de sua empresa, apenas postagens e comentários relacionados à marca.
- Quando possível, curta e comente fotos de seus seguidores ou postagens em que a empresa foi marcada. Use bom humor e criatividade.
Gostou destas dicas? Aplique-as em seu Instagram para empresas e bons negócios.