As novidades e diversas opções de formatos de postagem fizeram com que o Instagram alçasse voo e conseguisse atingir a marca de um bilhão de usuários ativos mensais! Foi assim que a rede social se tornou prioridade no planejamento de marketing digital de muitas empresas.

Falando em marketing digital, o Instagram parte da premissa que, para ser lembrado é preciso ser visto. Dessa forma, disponibiliza uma série de recursos para que todos os usuários, mas sobretudo as empresas, possam usá-lo como um aliado no reconhecimento e fortalecimento de suas marcas.

Neste artigo, vamos listar cinco dicas práticas para turbinar o perfil de sua empresa no Instagram e obter muito mais oportunidades de negócios!

Instagram para empresas

As principais redes sociais possuem perfis diferenciados para empresas. Isto significa que a rede oferece insights, gráficos e a comercialização de anúncios para as empresas, o que não acontece com os perfis pessoais.

Dentre as informações que o Instagram para empresas disponibiliza, é possível verificar o melhor momento para fazer as suas postagens: o gráfico da plataforma indica os dias e os horários em que há maior movimento em seu perfil.

Além disso, o Instagram é capaz de mapear o perfil do público que curte e interage o seu perfil. É possível colher dados sobre a porcentagem de homens e mulheres, bem como a faixa etária de maior alcance e a região do país e do mundo em que seus posts são mais vistos.

Os insights oferecem, também, a possibilidade de analisar o desempenho do perfil por diferentes períodos de tempo e levando em conta diferentes fatores: impressões, número de curtidas, engajamento e alcance.

Com tantos dados disponíveis, o planejamento do marketing digital nesta rede social se tornou uma ferramenta valiosa, pois com base nos dados fornecidos é possível segmentar seu público-alvo de forma bastante precisa e direcionar seus anúncios para que alcancem o maior número possível de clientes em potencial.

O que devo saber antes de postar?

Se você observar o perfil do Instagram das suas marcas preferidas constatará que todas levam suas postagens muito a sério. Por isso, a primeira dica é não sair postando qualquer coisa só porque criou um perfil comercial na rede social.

Para garantir que as postagens de sua empresa tragam os resultados esperados, ou seja, vender mais, é preciso configurar seu perfil de negócios no Instagram.

Por default, um perfil do Instagram que acabou de ser criado está configurado como perfil pessoal. Portanto, a primeira providência a ser tomada é mudar a configuração para perfil comercial.

Após a mudança, siga estes passos

Pronto! Agora que o perfil está configurado, vamos às dicas!

5 dicas práticas para o Instagram para empresas

1. Planeje o que postar

Como mencionamos anteriormente, iniciar as postagens de sua marca sem um planejamento pode trazer mais malefícios do que vantagens. Por esse motivo, reserve um dia para fazer o planejamento mensal de seu perfil, como conteúdo das publicações, estilo de edição, linguagem, quantidade e periodicidade. Utilize os dados fornecidos pelo próprio Instagram para isso. A organização conta muitos pontos!

2. Perfil alinhado com a empresais

Seu perfil deve remeter à identidade visual de sua empresa (e cultura organizacional): as artes devem ter a mesma paleta de cores e a mesma fonte, por exemplo. Mais uma vez, aqui vale a dica de visitar e observar minuciosamente os perfis das outras marcas, principalmente as mais conhecidas.

Outro fator importante na organização é manter sempre um mesmo padrão para todas as postagens. Evite usar os filtros do Instagram.

3. Preocupe-se com qualidade

As fotos que serão postadas precisam ser de alta qualidade. Nada de fotos escuras e fora de foco. Uma boa dica é não postar fotos parecidas; variar as fotos deixa o perfil mais dinâmico.

O mesmo vale para os vídeos. Quando for gravar algo ou selecionar algum vídeo para postar no Instagram, atente-se aos seguintes detalhes:

4. Frequência de postagem

No início deste artigo, afirmamos que o Instagram parte da premissa de quem é visto, é lembrado. Sendo assim, é preciso manter certa frequência nas postagens em seu feed.

O recomendável é que seja feita uma postagem em feed e um stories todos os dias. Algumas marcas postam uma vez em seu feed e diversas vezes ao dia nos stories, pois já está provado que os stories trazem muito mais audiência do que o feed.

Tanto a falta como o excesso de postagens podem ser prejudiciais. Portanto, evite ultrapassar duas postagens no feed por dia.

5. Formatos de postagens

O Instagram permite a postagens de fotos, vídeos e gifs. É possível, também, mesclar fotos e vídeos em uma mesma postagem utilizando a função álbum.

Cuidado para não deixar o seu feed desorganizado com tantos formatos. Você pode utilizar todos, mas sempre com critério e bom senso.

Dica bônus: hashtags

O sistema de busca do Instagram usa hashtags (#) e, por esse motivo, é importante utilizá-las em suas postagens. Veja abaixo alguns pontos de atenção sobre as hashtags.

  1. A quantidade máxima possível de hashtags em uma postagem é 30. Caso a postagem tenha mais de 30, a foto ou vídeo serão postados, mas a legenda sairá em branco. Se isto acontecer, clique em editar e escreva novamente, atentando-se ao número de hashtags.
  2. Não é porque a quantidade máxima de hashtags é 30 que é preciso utilizar todas elas. O recomendável é utilizar uma média de 10 hashtags.
  3. Use apenas as hashtags que têm a ver com sua empresa, produto e público. Evite utilizar hashtags genéricas. OBS: as hashtags que contêm “insta”, como “instalove”, “instadog”, “instafood”, etc., são bloqueadas pelo instagram e os posts em que aparecem não podem ser impulsionados. Portanto, evite usá-las.
  4. Se não quiser colocar as hashtags na legenda do post, coloque-as no primeiro comentário da publicação. Sua postagem ficará menos poluída.

As boas práticas do Instagram

Toda rede social para negócios tem o mesmo objetivo: promover a aproximação entre empresa e público-alvo. Se sua empresa está presente no Instagram deve adotar as boas práticas da rede. Confira!

Gostou destas dicas? Aplique-as em seu Instagram para empresas e bons negócios.

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